Digimax Medicina Diagnóstica

Pesquise notícias do nosso site

Filtre as notícias por categoria

Ressonância magnética: o que é? Para que serve?

Quem procura diagnóstico por imagem busca o máximo de velocidade e precisão nos exames. Uma das opções que oferece mais detalhamento é a ressonância magnética, mas afinal, o que é isso? Qual a função?


Esse exame serve para disponibilizar uma visão detalhada de uma região do seu corpo, tudo isso graças à estimulação de propriedades magnéticas. Esse processo gera mais clareza e precisão ao diagnóstico.

 

Continue lendo nosso conteúdo e descubra o que significa esse tipo de exame, quando você pode fazê-lo, quais os benefícios e os preparativos antes de começar. Vamos lá!


O que significa exatamente?

O exame consiste em percorrer o corpo do paciente com ondas eletromagnéticas e um campo magnético que proporciona obter informações detalhadas e excelente diagnóstico por imagem.

 

A ressonância magnética possibilita visualizar as muitas estruturas do corpo em diversos planos conferindo uma visão panorâmica e detalhada das áreas de interesse, algumas vezes em três dimensões. 

 

Ela se utiliza das propriedades magnéticas de determinados átomos existentes no nosso corpo e, através de um campo magnético muito potente, faz com que esses átomos se comportem de maneira a produzir imagens.

 

Por que fazer uma ressonância magnética?

Existem diversos tipos de ressonância, como a da coluna, região torácica, abdominal, entre outras. Todas essas variações do exame tem características e vantagens em comum, confira:

·   Exame sem radiação

Uma das grandes vantagens desse exame é não usar a radiação ionizante, diferente da tomografia, angiografia e radiografia. Isso garante mais segurança para sua saúde, com menos riscos. 

·  Frequência reduzida de efeitos colaterais 

Para fazer a ressonância magnética, em alguns casos, é necessário ingerir o contraste. Apesar disso, a substância é à base de gadolínio, com chances muito baixas de alergias ou efeitos colaterais. 

·  Alta definição nas imagens

Quem busca precisão e diagnóstico com alta definição, a ressonância magnética é uma das melhores opções. As imagens oferecem riqueza de detalhes, captação em três planos diferentes e a possibilidade de identificar até mesmo pequenas alterações. 

 

Modernização dos equipamentos

O aparelho nada mais é do que um grande imã em forma de um túnel. Devido ao seu formato, algumas pessoas que sofrem de claustrofobia (medo de lugares fechados) sentem-se desconfortáveis ou não conseguem realizar o exame. 

 

Pensando nisso, existem aparelhos modernos onde as duas extremidades são abertas, o túnel tem uma circunferência mais ampla e mais curta que o convencional. Isso tudo garante um ambiente mais largo e iluminado para o paciente.  

 

Outra possibilidade dos aparelhos de última geração é um sistema de som integrado, sendo possível ouvir música durante o exame. Essas características tornam o exame mais tranquilo para o paciente. 

 

Conte com a Digimax

Agora você já conhece o que é e para que serve o exame de ressonância, quais as vantagens e a qualidade avançada no diagnóstico por imagem. Os equipamentos fazem a diferença, como o aparelho mencionado acima, disponível na Digimax. 

A Digimax tem profissionais altamente qualificados em seu corpo clínico e aparelhos de última geração para o seu exame de ressonância magnética. Clique aqui e encontre a unidade mais próxima de você!


  • Compartilhar