Densitometria Óssea

A Densitometria Óssea é uma das mais avançadas tecnologias e monitoramento de alterações na densidade mineral óssea (massa óssea). Por permitir a máxima precisão nos resultados, e principalmente nos exames comparativos, é o método por excelência para diagnosticar precocemente doenças que interferem no metabolismo ósseo.

A osteoporose, caracterizada tanto por uma deficiência quantitativa quanto qualitativa, pode levar a massa óssea a um grau de fragilidade, permitindo que fraturas ocorram por traumas mínimos.

O exame periódico de Densitometria Óssea permite detectar estados de redução da massa óssea, estimar a resistência óssea e avaliar o risco de futuras fraturas em pacientes com baixa massa óssea, principalmente na coluna lombar e fêmur, auxiliando no tratamento médico.

A Densitometria Óssea é um método rápido e preciso, totalmente não invasivo, com baixa emissão de Raio-X, tanto para o paciente quanto para o técnico. Durante a realização do exame, o paciente permanece deitado em uma mesa acolchoada, enquanto o “braço” do aparelho, que contém o gerador de Raio-X de um lado e o receptor de outro, percorre a área examinada, gerando as imagens em um monitor de computador.

A Densitometria Óssea é uma das mais avançadas tecnologias para avaliação e monitoramento de alterações na densidade mineral óssea (massa óssea).

A avaliação do antebraço pode ser útil em três situações:

1. Quando o fêmur ou a coluna lombar não puderem ser avaliados, para complementação diagnóstica.

2. No hiperparatireoidismo primário, pois a perda óssea tende a afetar predominantemente o osso cortical, que pode ser avaliado de forma sensível na parte mais estreita do rádio.

3. Nos pacientes com antecedentes familiares de fratura de Colles (rádio distal), pois o fator genético é muito importante neste tipo de fratura.

Esse exame é rápido e preciso, totalmente não invasivo e com baixa emissão de Raio-X, tanto para o paciente quanto para o técnico.

Durante a realização do exame, o paciente permanece deitado em uma mesa acolchoada, enquanto o “braço” do aparelho, que contém o gerador de Raio-X de um lado e o receptor de outro, percorre a área examinada, gerando as imagens em um monitor de computador.

A Densitometria Óssea é uma das mais avançadas tecnologias para avaliação e monitoramento de alterações na densidade mineral óssea (massa óssea).

O exame da coluna lombar avalia o segmento de L1 a L4 e é usado para o diagnóstico de osteoporose, por ser a região que apresenta a melhor sensibilidade para a monitoração terapêutica.

Este exame é rápido e preciso, totalmente não invasivo e com baixa emissão de Raio-X, tanto para o paciente quanto para o técnico.

Durante a realização do exame, o paciente permanece deitado em uma mesa acolchoada, enquanto o “braço” do aparelho, que contém o gerador deRaio-X de um lado e o receptor de outro, percorre a área examinada, gerando as imagens em um monitor de computador.

A Densitometria Óssea é uma das mais avançadas tecnologias para avaliação e monitoramento de alterações na densidade mineral óssea (massa óssea).

O fêmur é uma região de especial interesse na obtenção das imagens para diagnóstico por apresentar, de forma mais acurada, o risco de fraturas.

A análise do exame de fêmur envolve a medida da densidade mineral óssea em três regiões: o colo do fêmur, a região trocanteriana e a região inter-trocanteriana. Por ser menos dependente de posicionamento e apresentar um coeficiente de variação menor, a medida do fêmur total pode ser muito útil no seguimento do paciente.

Esse exame é rápido e preciso, totalmente não invasivo e com baixa emissão de raio-x, tanto para o paciente quanto para o técnico.

Durante a realização do exame, o paciente permanece deitado em uma mesa acolchoada, enquanto o “braço” do aparelho, que contém o gerador de raio-x de um lado e o receptor de outro, percorre a área examinada gerando as imagens em um monitor de computador.

Preparo e Orientações

Este exame não necessita de preparo prévio.

– Até sete dias antes da data agendada para seu exame você não poderá ter realizado exame de Medicina Nuclear, e Radiografia e/ou Tomografia computadorizada com a administração de contraste via oral ou retal.

– Você pode alimentar-se regularmente no dia do exame, evitando apenas o uso de suplementos de cálcio nas 24 horas prévias à realização do exame.

– Aconselha-se a utilização de roupas leves e confortáveis, evitando acessórios que contenham metais, pois estes podem alterar os resultados do exame.

– Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.

– Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

plugins premium WordPress

Acesso Médico

Acesso Convênio